A estratégia de Walt Disney para alcançar o sucesso

Seu lema era “Keep moving forward”, que significa “continue seguindo em frente”. Nascido em dezembro de 1901, em Chicago, nos Estados Unidos, Walter Elias Disney ganhou projeção nas décadas de 1920 e 1930 por seus personagens de desenho animado Michey Mouse e Pato Donald. Quem me conhece sabe que sou um admirador de Walt Disney. Ousado e muito criativo, este grande empreendedor sempre teve muito claras dentro de si as figuras do sonhador, do realizador e do crítico.

Inspirado na personalidade do criador do maior parque temático do mundo, Robert Dilts, um importante pesquisador de Programação Neurolinguística, criou uma técnica fantástica que se chama Estratégia Disney. Ele percebeu que quando percebemos em nosso interior estes três estados – sonhador, realizador e crítico – podemos direcionar e transformar em realidade qualquer projeto pessoal ou profissional.

Para isso, basta fazermos o sonhador sonhar, o realizador realizar e o crítico criticar. Sim, simples assim. Portanto, para que um objetivo se realize não basta apenas sonhar. Também não é possível realizar algo sem planejamento. E para conduzir e criar soluções é fundamental ser crítico.

Se você busca algum objetivo, experimente se colocar nestas três posições. No papel de sonhador, deixe a sua imaginação fluir e se questione: o que eu realmente desejo? Já na posição de realizador pergunte a si mesmo: o que farei para transformar este sonho em realidade? Faça isso de forma detalhada e organize os seus planos.

Já na etapa de estimular o seu lado crítico se questione: o que pode dar errado? Este é o momento de testar as suas estratégias, avaliar outro ponto de vista e possíveis imprevistos.

A Estratégia Disney também é muito útil para o desenvolvimento de trabalhos em equipe. Isso porque profissionais sonhadores têm facilidade para imaginar soluções, porém podem ficar apenas nos planos. Já os realizadores, gostam de se envolver na implantação dos projetos, mas, muitas vezes, sem habilidade para o planejamento. Os críticos antecipam os possíveis problemas, no entanto, podem não sair do lugar porque sempre acham empecilhos e o plano nunca está bom o suficiente para decolar. Trabalhadas juntas, as três figuras tendem a ser mais assertivas na alcance dos objetivos comuns.

E, claro, ao tomar consciência de que você pode transitar por cada uma delas, acontece uma expansão de oportunidades. Então, experimente essas três posições da Estratégia Disney. Você vai perceber que é fácil acessar recursos possibilitadores que estão contidos em cada uma das etapas para conquistar um sonho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *